domingo, 21 de novembro de 2010

A bobagemA verdade
A Castanha-do-pará é uma CastanhaApesar de se chamar "castanha", nem castanha a coisinha é. Sim, isso mesmo, desde muito tempo você vem sendo instigado a falar errado, passando a maior vergonha perto de botânicos, biólogos e outros profissionais que trabalham no meio do mato (se bem que ninguém se importa com isso mesmo, já que são poucos os quem realmente se incomodam com o que esses caras falam). Isso se deve ao fato da "castanha" ser, na verdade, uma semente (O RLY?), já que a castanha (a verdadeira), propriamente dita, não possui uma casca única, como é o caso da "do-pará", mas sim uma casca que se parte ao meio, tal qual a uma bunda, tendo duas metades (bom, acho que com esse exemplo deu pra ficar bem mais fácil de ser visualizar a ação, não?). Outra coisa que para afirmar ainda mais isso é o caso dela estar dentro do fruto, ou seja, o que vem dentro do fruto (além da polpa) é a semente. Um exemplo de uma castanha que realmente chega perto de uma real castanha é a Noz, aquela coisinha que você só lembra de comer no Natal (caso você não seja pobre).
Ela é do ParáApesar de se chamar "Castanha-do-pará, ela é tudo, menos paraense. Essa sementinha dá (ui), mais do que chuchu na serra, em toda a América do Sul (pelo menos na parte coberta pela Amazônia é assim), ou seja, não é restrita a somente um estado do País, muito menos a um tão vergonhoso e feio internacionalmente quanto esse. O nome Pará acabou sendo dado a ela por causa do tamanho territorial que o estado tinha durante o período colonial (ou seja, há muito tempo) e acabou ficando por causa da falta de criatividade em colocar um nome mais bonito. Em outros estados mais xenófobos, como o Acre (sim, o Acre), o nome da "castanha" é "castanha-do-acre" e, como o estado, ninguém nunca viu, nem comeu, mas já ouviu falar.
Ninguém vende mais dessa bagaça que o BrasilMesmo que o seu nome tenha mudado, a algum tempo atrás, para "Castanha-do-brasil" (afim de nacionalizar a sementinha e despertar o patriotismo), nem é esse país o maior produtor e exportador dela (garantindo assim mais um fail no quesito dominaçãofracassada), pois a Nação Canarinho perde para a  Bolívia (que vergonha, perder para a Bolívia). Isso tudo devido ao vergonhoso desmatamento causado no Norte do país pelos grandes latifundiários e baloeiros de Festas Juninas, que fazem com que milhares e milhares de espécies dessa planta sejam transformadas em cinzas e virem pasto para um bando de vacas ou somente para contruir (mais um) campo de futebol.


Um comentário: