sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Benefícios da Castanha-do-Pará:

A castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil é a semente da castanheira-do-pará (Bertholletia excelsa) uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa da Floresta Amazônica. É um fruto com alto teor calórico e protéico, além disso contém o elemento selênio que combate os radicais livres e muitos estudos o recomendam para a prevenção do câncer (cancro).

É a única espécie do gênero Bertholletia. Nativa das Guianas, Venezuela, Brasil, leste da Colômbia, leste do Peru e leste da Bolívia, ela ocorre em árvores espalhadas pelas grandes florestas às margens do Rio Amazonas, Rio Negro,Rio Orinoco, Rio Araguaia e Rio Tocantins. O gênero foi batizado em homenagem ao químico francês Claude Louis Berthollet. É altamente consumida pela população local in natura, torrada, ou na forma de farinhas, doces e sorvetes. Sua casca é muito resistente e requer grande esforço para ser extraída manualmente.

A castanha-do-pará sempre foi considerada um alimento nutritivo devido sua elevada quantidade de gordura e de proteínas. Mais recentemente descobriu-se uma nova e importante propriedade: ser rica em antioxidantes.

A castanha-do-pará é o alimento mais rico em substâncias antioxidantes, graças ao elevado teor de vitamina E e de selênio. As substâncias antioxidantes são importantes no combate contra os radicais livres, que  danificam as células, causando doenças e acelerando o envelhecimento.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), >as oleaginosas ajudam, por exemplo, a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra, dão sensação de saciedade.
Mas, as oleaginosas são também altamente calóricas, por isso é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade ingerida (5 unidades por dia são suficientes).

Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.
Outros benefícios desta fruta vêm das suas propriedades preventivas na cardiomiopatia, doença do miocárdio associada com disfunção cardíaca.
Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderoso antioxidante.

Para se ter uma idéia, uma unidade de castanha-do-pará tem em média 59 microgramas de selênio, quantidade aconselhável para consumo.
Consumir castanha-do-pará moderadamente faz bem para a saúde e para a forma física, uma vez que pequena quantidade proporciona saciedade.
Benefícios da Castanha-do-Pará:

  •  Aumenta a Longevidade: A castanha é fonte de minerais e vitaminas antioxidantes, contendo alta concentração de selênio, a única noz do gênero que fornece doses diárias recomendada deste elemento. O selênio fortalece o sistema imunológico e ainda previne danos e envelhecimento celular causados pelos radicais livres, liberado no organismo.


  • Reduz o Colesterol: a castanha é rica em ácidos graxos insaturados (ômegas), considerados “gorduras boas” para o organismo, pois ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares, além de atuarem na proteção das membranas celulares do organismo.

  • Previne o Câncer: Por possuir elevado teor oléico (praticamente 40% de sua composição é constituída de ácidos graxos) e alto teor de selênio, o óleo da castanha possui efeito preventivo em relação a diversas doenças, como o câncer de próstata e o de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário